Páginas

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

TORTA SALVA-VIDAS

Então é assim: dor na coluna, no ombro direito e punho "aberto" por conta de decorar bolos com bico.  Vou pra quiropraxia, acumpuntura e volto melhor, mas sem pique pra fazer nada muito elaborado. Aí é hora de fazer algo fácil, prático, rápido e gostoso!!!

A massa é daquelas bem batutas, que a gente joga tudo no liquidificador, bate alguns instantinhos, junta o fermento e pronto!!! Úia, que maravilha minha gente! O sabor é daqueles de dar água na boca. E quando começa a vir aquele cheirinho delicioso do forno... hmmmmmmmmm.

Gente, pode inventar, trocar ingredientes, variar... o que vale é a experiência culinária, né não?

UM POUQUINHO DE HISTÓRIA: esta massa da torta era feita sempre na minha casa, lá em Ituveraa City, e o recheio variava conforme o que sobrava do almoço do dia anterior ou então, Dona Diva fazia o recheio de frango desfiado com palmito pra agradar a caçulinha aqui. Como quarta-feira não teve almoço nem janta por aqui, não tinha sobras e usei os ingredientes que encontrei na geladeira. Eita gostinho de infância que isso tem.

Então aí vai:


MASSA

1 xícara de leite;
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo;
1/2 xícara de óleo (eu prefiro o azeite);
2 ovos;
1 colher (café) de sal;
3 colheres (sopa) de parmesão ralado;
1 colher (sopa) de fermento químico em pó.

Bata tudo no liquidificador (exceto o fermento). Depois que estiver tudo bem batido, acrescente o fermento e misture (sem bater).

Despeje em uma forma (de preferência aquela de fundo removível) untada e enfarinhada.

Espalhe a cobertura (ou recheio, aí coloca primeiro metade da massa, o recheio e a outra metade da massa por cima) e leve ao forno pré-aquecido (forno médio - 200ºC) até assar. No meu forno, foram 40 minutos, mas tem que testar cada um no seu forno.

Cobertura/Recheio:

2 abobrinhas raladas (sem miolo) - ou 1 abobrinha ralada e 1 beringela picada,
1/2 cebola finamente picada,
1 gomo de linguiça calabresa cortada em cubos
1 tomate sem semente picado
1 talo de alho poró em fatias bem finas
2 colheres de parmesão radado grosso
1 dente de alho amassado

Coloque todos os ingredientes em uma tigela e tempere-os com azeite, sal, pimenta do reino moída na hora, orégano e, pra quem gostar, uma pitadinha de pimenta calabresa.

2 comentários:

  1. Minha mãe também fazia essa torta, com um detalhe adicional: reservava um pouquinho da massa para fazer algumas decorações enrolando a massa moldada em forma de cordões e fazendo desenhos que variavam conforme a inspiração e o humor do momento.

    ResponderExcluir
  2. Paulo,

    esta massa que postei é batida no liquidificador e é líquida, não dá pra moldar como a que, provavelmente, sua mãe fazia.

    Pra moldar, tenho outra receita, que já foi publicada aqui no blog!!!

    Bjs

    ResponderExcluir